sexta-feira, 17 de outubro de 2008


União Desportiva da Gândara
Fundado em 1978 na freguesia de Bom Sucesso, Figueira da Foz

O Gândara é o adversário do Aves, na 3ª Eliminatória da Taça de Portugal. Esta equipa (quase) desconhecida para a maioria dos adeptos, faz este ano apenas a sua terceira temporada nos campeonatos nacionais e na Taça de Portugal.

Foi em 2005/2006 (ano em que o Desportivo subiu à primeira liga) que o clube do Bom Sucesso conquistou o título da Divisão de Honra da AF Coimbra e a taça da mesma associação, ganhando o direito de participar na III Divisão Nacional.

Nas duas presenças anteriores nos campeonatos nacionais, o Gândara classificou-se a meio da tabela. Em 2005/2006 ficou em 10º lugar (em 16 equipas) e em 2005/2006 ficou na mesma posição, na 1ª Fase da prova.

Historial na Taça de Portugal:

2008/2009
1ª EL - Gândara 3-1 Câmara de Lobos
2ª EL - Mãe de Água 2-3 Gândara
3ª EL - CD AVES - Gândara

2007/2008
1ª EL - Gândara 2-0 S. João Ver
2ª EL - Anadia 1-0 Gândara

2006/2007
1ª EL - Gândara 0-2 Marinhense

Actualmente, a equipa do Gândara está mal classificada na Série D da III Divisão (a mesma onde joga o Penamacorense, que o Aves venceu por 3-0 na 2ª Eliminatória da Taça): ocupa a antepenúltima posição, com apenas 5 pontos em 6 partidas. Já venceu mais vezes na Taça do que no Campeonato...

O Desportivo das Aves é provavelmente o adversário mais forte com que esta equipa alguma vez se defrontou, pelo que será um momento marcante para a equipa da Figueira da Foz, que este ano comemora o seu 30º aniversário. O Aves é teoricamente mais forte do que o Gândara, mas "Taça é Taça", logo o Desportivo vai ter de demonstrar o seu favoritismo dentro das quatro linhas. Domingo, às 15 Horas, o Aves procura apurar-se para a IV Eliminatória da Taça de Portugal, competição que agora é patrocinada pelo Millennium.

PS: À semelhança do que já vem acontecendo, é provável que os bilhetes para esta partida sejam de 5€ para os sócios de ambas as equipas. Isto que significa que os sócios avenses reformados e estudantes vão pagar mais por um jogo com o Gândara do que já pagaram para ver Benfica, Porto, Sporting... Pelo menos algumas pessoas vão optar por ficar em casa, no Domingo, de certeza absoluta.

0 Comments:

Post a Comment