quinta-feira, 14 de maio de 2009

Henrique Nunes deixa o Aves num lugar na classificação que acaba por não ser mais do que o melhor dos piores (ou o menos mau, noutra perspectiva). Pode dizer que cumpriu com todos os objectivos estabelecidos, mas nós por cá bem sabemos que o Aves sempre jogou "à defesa" na definição de objectivos e que sempre perspectivou algo mais do que a meta oficialmente definida, a manutenção. Tem sido sempre assim... Talvez este ano as perspectivas fossem apenas de um lugar honroso na tabela, dadas as circunstâncias económicas, mas o nosso técnico sabia que o Aves procura sempre melhor do que um 11º lugar a 6 pontos da linha de água, ou não? Não sabe ou porque não quer, ou porque não conhece o clube, ou porque nunca ninguém lhe disse (não, nesta última não acredito). Não lhe fica bem gabar-se de sempre ter cumprido os objectivos definidos numa altura em que estamos no fim de uma época tão medíocre, onde a equipa jogou poucas vezes bem, onde chegou a ser goleada à moda antiga e onde fez uma das piores campanhas dos últimos anos nos jogos em casa. Claro que teve mérito o ano passado (parabéns por isso e obrigado, sinceramente!), mas gabar-se agora disso é esconder a fraca temporada deste ano. E também lhe ficam mal estas declarações sobre a vida interna do clube e sobre um jogador em particular... são escusadas, não defendem ninguém (nem a si próprio) e só abalam a imagem do clube.

Apesar de todos estes apontamentos menos favoráveis, não se pode deixar de desejar de boa sorte para o resto da carreira e de agradecer pela salvação da época passada e pela dedicação demonstrada neste ano e meio.

PS: Será que o próximo "mister" também vai berrar prá bancada central a protestar os protestos dos sócios? Henrique Nunes impôs a sua imagem de marca quanto ao comportamento no banco de suplentes, comportamento esse que poucos conseguiram igualar e que há muito não víamos.

6 Comments:

  1. Ramiro Lopes said...
    E pronto, está aqui o resumo bem medido do que foi a passagem do Sr. Henrique Nunes pelo Desportivo.
    Nada tenho a acrescentar.

    Quanto ao próximo treinador ser o Mister Marcos Nunes, concordo. E não concordo.

    Acho muito precipitado chamar um treinador da formação que (se não estou em erro) só tem experiência nas camadas jovens, numa altura em que o futebol está muito frágil. Uma época mal sucedida, vamos lá para baixo e é um tiro em cada pé para quem quer manter-se na corrida das ligas cimeiras.

    Concordo sim, que o Mister Marcos é um treinador com grande profissionalismo, que dá atenção aos pormenores meticulosamente, que tem tido resultados inequívocos na formação e como tal deveria pertencer à equipa técnica dos séniores para o ano para ganhar rotinas e experiência. Assim mais tarde seria um treinador com quem poderiamos contar.
    Vou mais longe: acho que o Mister Marcos é mais indicado para o futebol profissional do que a formação. Quem está minimamente por dentro do assunto percebe o que quero dizer. E digo isto sem qualquer ressentimento.

    Em relação à aposta em jogadores que saem dos juniores, parece-me inevitável que isso aconteça. Primeiro porque um clube que aposte (sem excessos) na prata da casa tem sempre garantias dum bom futuro, e segundo porque até os "brasileiros" estão a ficar caros. Por ano deveriam subir à equipa profissional 5 dos melhores jogadores dos juniores, passar uma ou duas epocas a rodar num clube onde tenha mais oportunidades de jogar, e depois aí sim, se decide se tem capacidade para se manter no Desportivo.

    Acho que há um grande desfasamento entre os 18/19 anos com que se acabam os juniores, e os 22/23 com que se começam a ter oportunidades no futebol profissional (pelo menos no Aves). Ouvi dizer que até estão a pensar em prolongar por mais um ano a idade de junior para os jogadores terem mais tempo de adquirir a maturidade que se exige no escalão maximo. (Porém há sempre o problema de haver uma equipa com jovens de 3 anos de diferenças.)

    Um bem haja a todos os Avenses !

    PS: Domingo, tudo a Barcelos !
    Diogo Pereira said...
    Conforme disseste, Tomé, não posso concordar mais com este ultimo posto do Zé !
    Contudo, discordei já aqui com alguns, que não estavam a dar o mínimo mérito a um treinador que pelo menos conseguiu atingir os objectivos (mínimos), coisa que não foi feita pelo José Gomes e saiu daqui abençoado, bastou um simples comentário neste blog !
    Naquilo que respeita à formação, estou completamente de acordo, este ano foi feito algo do género mas a verdade é que nunca se teve coragem de apostar alguns jogadores de formação que creio que são competentes, mais até que alguns experientes que jogam quase todos os jogos.
    Quanto aos brasileiros, não é por aí que lhe devemos "pegar", até porque o Aves é das equipas que menos aposta nos brasileiros...
    O nosso sistema de aposta em jogadores lusitanos de divisões secundárias tem tido sucesso e dessa forma deve continuar a ser dignificado.
    Por fim, podemos admitir que é um risco apostar num treinador de camadas jovens, como o Marcos Nunes, mas claro, por vezes vale a pena arriscar, inclusive, há vários exemplos de sucesso no futebol mundial...
    Diogo Pereira said...
    *post
    João Machado said...
    Sem querer estar aqui a tomar partido desta ou daquela opinião/proposta relembro-vos que sem o acto da aposta e da experiência não podemos tirar qualquer conclusão.
    A experiência, em qualquer problema universal, sempre prevaleceu em relação à teoria.

    As oportunidades existem é para ser dadas. Seja ele Marcos Nunes, Vitinha ou até mesmo o Rafael Vieira. De uma coisa vos garanto, AMOR ao Desportivo e vontade de fazer do bom e do melhor é coisa que não lhes deve faltar.

    PS: Espero uma grande presença de avenses na próxima AG.

    És sempre tão correcto Tomé :D

    Hasta Amigos Avenses
    beja said...
    Tomé, estás Correctíssímo!

    Estamos em mutúo Acordo...

    P.S: Na próxima Assembleia-geral convido e aconselho todos os adeptos do clube a comparecem, pois, só assim o Presidente vai sentir que os adeptos se preocupam com o clube e estão do lado dele.

    Tudo a Barcelos!!

    AbraÇo
    Unknown said...
    Era o mister de futsal ele tem o nivel maximo de treinador, e trabalhou com os adjuntos de mourinho

Post a Comment