quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Porque há tudo para acreditar que esta mensagem seja mesmo do ex-técnico do Aves, José Gomes, aqui fica o comentário à notícia do blogue da chegada do novo técnico, Henrique Nunes ao Aves:



"Parabéns! Parabens a todos os que, movidos pela paixão do jogo e o amor ao Aves, continuam a participar com manifestações de apoio ou condenação aos acontecimentos do clube. Numa equipa profissional não há ninguém que queira mais a vitória do que o próprio treinador. NINGUÉM! Saí sempre, todos os dias de consciência (e tenho-a) tranquila por ter feito o melhor pelo clube, clube este que reservo um carinho especial por ser também um clube diferente, acolhedor, sério, cumpridor e ao qual dediquei sempre o que de melhor e mais profissional existe em mim. Insultar e dizer mal baseado em nada, qualificar pessoal e profissionalmente uma pessoa porque pura simlpesmente não era a nossa escolha, são atitudes que se afastam do que é ser um verdadeiro avense.

Sentem naturalmente a falta de pontos como todos os profissionais mas, por favor, alimentem esta nobre diferença do que é ser Avense. Irei continuar com o mesmo e forte sentimento por este Grande Clube, vibrando de alegria na vit
ória e sofrendo na derrota porque é como se parte de mim aí tivesse ficado. Apoiem o novo treinador e os jogadores mesmo e fundamentalmente nos momentos maus. Mas quem és tu para estares a dar conselhos, perguntarão alguns? Pois bem, sou aquele que mais sofreu e irá sofrer pelo facto de o Aves ter à 12ª jornada apenas 9 pontos, sou aquele que passou noites em claro a pensar em todos os detalhes que podessem ajudar o clube que vocês amam a ficar mais forte, sou também o mesmo que não teve medo de colocar no 11 inicial um jogador da formação (e com toda a justiça e todo o mérito dele) apesar de toda a comunicação social reforçar outras opções, enfim meus caros amigos sou aquele que não se esconde no anonimato e vos diz o que vai na alma de um treinador que tudo fez mas por variadíssimos motivos não conseguiu. Mas sou o mesmo que irá continuar a trabalhar na procura da excelência e por quem mais tarde todos os Avenses se sentirão orgulhosos de já ter sido o VOSSO treinador.

Continuem com este espírito forte e de confiança no futuro, mas, sem deixar de criticar, mantenham e sintam orgulho nesta vossa saudável diferença no futebol português.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAVES!!!"








Fotos: Miguel Ângelo Pereira

13 Comments:

  1. Força Avense no Futsal said...
    Só o AMOR à camisola pode levar um homem a fazer uma coisa destas!
    Por mim, dava-lhe já apartir de hoje uma nova oportunidade! Mas como não posso ser eu a tomar decisões, resta-me esperar pelo regresso!
    É, no meu entender, apartir de hoje um técnico com as portas sempre abertas...
    Até breve...
    José M. Fernandes said...
    nao ha palavras para agradecer este gesto de humildade e frontalidade!

    (PS: Nao querendo tirar visibilidade aos ultimos posts, nao publiquei ainda o vídeo do jogo Vizela-Aves, nem o resultado da Liga Intercalar: O Aves venceu o Braga por 3-0 e é um dos líderes da prova. Mais detalhes em breve)
    Ivo Martins said...
    Em grande, parabens ao treinador pela humildade e pelo carácter demonstrado ao longo de todo o tempo em que esteve ao comando do D.Aves.Não sendo Avense, fiquei sentido com tamanha honestidade.Hoje em dia, poucos são aqueles que verdadeiramente sentem, vivem o clube em/com que trabalham.Votos de felicidades ao José Gomes e os sinceros parabéns aos Avenses.
    Ivo Martins
    Sócio nº1442 do C.D.Trofense
    Diogo Pereira said...
    É com tristeza que apenas agora vejo toda a gente a elogiar o treinador.
    Anteriormente, quando se opunham às suas filosofias e inclusive ofendiam a sua integridade profissional, criticavam, insultavam, eu sempre quis reforçar o grande profissionalismo deste homem... Mas alguns teimavam em afirmar o contrário...
    Quando estive na manifestação de apoio à equipa, treinador e direcção, as suas palavras empolgaram-me e fizeram-me acreditar que seria possivel...
    Infelizmente não foi, mas não foi por isso que o ofendi...
    Infelizmente o futebol vive-se de sucessos e insucessos, desta vez calhou ao Sr.José Gomes, nao quer isto dizer q seja fraco, ou que foi uma semente q ele proprio semeou...
    Porem as coisas nem sempre calham como mais desejamos.
    Ah, de reforçar tambem, sendo eu jogador das camadas jovens, era possivel ver a constante preocupação do mesmo com a formação, presenciou em pelo menos um jogo se não me engano...
    O desejo do melhor sucesso sao os meus votos.
    Abraç'Avense
    xpto said...
    Pois é, no final apenas os resultados contam.
    Mas no meio da História, há sempre os k fazem a diferença... José Gomes primou sempre pela diferença. Apenas os resultados não ajudaram. Ainda no Domingo ao fim da tarde, quando o autocarro passou pela claque de regresso à Vila das Aves, talvez muitos não tenham visto, o "Zé" fez um gesto de profundo agradecimento pelo apoio dos ultras em Vizela, e não só, quase k apelidando-nos de campeões com aquele gesto. Aí senti k o fim da linha estava próximo mas sei tb k, para sempre, ele nunca se esquecerá de nós e acho k nem nós dele apesar de muitos apenas o saberem críticar.

    Ass: ..."Nós acreditamos"...
    xpto said...
    Mais uma coisa, hoje no jogo da Liga Intercalar, haviam lá 2 ou 3 jogadores do Desportivo k parecia k estavam a fazer um jogo de Vida ou de Morte... Vá-se lá saber porquê...
    José M. Fernandes said...
    http://www.record.pt/noticia.asp?id=767274&idCanal=26
    The Keys said...
    É nestes momentos díficeis, em que não se vira a cara, mas se enfrentam os problemas, que se distinguem as pessoas com fibra!
    Só me resta desejar-lhe boa sorte para o futuro, quer a nível profissional, quer particular!
    Momentos maus na vida profissional, quem os não teve...é preciso é erguer a cabeça e seguir em frente!Felicidades
    Unknown said...
    Palavras leva-as os vento...o futebol não se faz de palavras...faz-se de resultados
    Unknown said...
    Fui um dos que ultimamente defendi a saída do José Gomes, porque no futebol os treinadores são sempre reféns dos resultados e infelizmente o Aves está a fazer um péssimo campeonato e era urgente a direcção fazer algo. O José Gomes sempre me pareceu uma pessoa educada e trabalhadora que teve sempre a coragem de enfrentar e falar com os sócios mesmo depois das derrotas, esta mensagem enviada por ele vem mais uma vez demonstrar que é um grande Homem, uma pessoa educada, íntegra e honesta que tudo fez para que o Aves vencesse, infelizmente não consegiu talvez porque a sorte também não o tenha acompanhado, desejo sinceramente boa sorte ao José Gomes que o futuro lhe traga os êxitos que merece e sem dúvida que mais tarde ou mais cedo ele vai conseguir esses êxitos. O José Gomes talvez não nos deixe grandes lembranças pelos resultados mas vai ficar nos corações de todos os Avenses como um homem digno. Boa Sorte José Gomes.
    Juan Roman Riquelme said...
    Realmente a mensagem emociona qualquer avense, nao se fica insencivel, as espero sinseramente que ele nao volte aki como treinador.... uma vez todos caiem, duas só os distraidos, tres é o cumulo!!! que tenha uma vida de sucessos e felicidade, mas qua nao volte a esta casa como treinador principal.
    cd aves merece melhor
    avense 31 said...
    Boa tarde!!
    Como referi ontem tinha poucas duvidas que a mensagem não fosse de José Gomes. Contudo, na net tudo é sempre muito relativo. No entanto, queria dizer que concordo a 100 por cento que disse o miguel ontem. Acho que existem jogadores que trairam o treinador, já que José Gomes defendeu-os até exaustao e eles não conseguiram retribuir isso. Por essa razao a saida do treinador talvez seja a solução do elo mais fraco. Mas penso que o presidente sabe o que se passa e por iso deixou aquela mensagem aos jogadores aquando despedimaento. O Mundo vive de numeros e realamente esses numeros sao o mais importante no futebol, os pontos. Contudo, numa conversa que tive com o presidente do Aves, Joao Freitas, ele referiu-me que o José gomes deixou marcas na passagem da primeira vez pelo Aves. Na altura confesso que não percebi a que se referia essas palavras. hoje ja entendo-as perfeitamente e concordo com ele. Nao é por acaso que as pessoas manifestam as suas mensagens aqui no blogue. Sem dúvida que José Gomes não vai ficar marcado na história do aves com os resultados, no entanto como Homem ficará certamente. Tenho pena de não ter o privilégio de privar umas palavras com ele. Não tenho duvidas que ele tem muito para ensinar, como defender o seu grupo, como protejer os outros em detrimento de si.... o outro esta frente de si proprio. Não tenho duvidas que fui eu que perdi porque José Gomes tem muito a ensinar. Talvez a sua vocação não esteja em treinador graúdos mas sim miudos de palmo e meio. Na minha opiniao acho que ele seria uma pessoa ideal para treinar crianças. Acho que transmite os ensinamentos básicos e consegue fazer com que crie o amor pela camisola e mistica por um clube, que deve ser ensinado nestas idades. Assim deixo a sugestão ao mister para reflectir. Contudo desejo as melhores felicidades a José Gomes porque é um Homem com H BEM GRANDE . Sem duvida é um Homem de causas ... e são as causas que prevalecem no fim
    Obrigado
    jcr said...
    Apenas comento agora por motivos pessoais, com muita pena minha,pois perdi muitas noticias e alteraçoes que aconteceram, mas mais vale tarde do que nunca por isso aqui vai a minha opiniao em relaçao á saida do José Gomes.

    A saida peca por tardia,ja ha muito tempo que era obvio que o Aves nao estava a ser bem dirigido em campo,fruto da metodologia de treino e mentalidade aplicada em relaçao á actual realidade/qualidade do plantel avense,nao quero com isto dizer que o plantel é de todo fraco,nao,mas existem grandes lacunas na equipa e para alem disso de todos os reforços, muito poucos tem a qualidade desejada, e isso é fruto de uma más apostas do Jose Gomes.Erros acontecem,eu sei,mas tantos assim nao pode ser.
    O tipo de treino tecnico/tactico foi outro falhanço que eu á muito vinha referindo e que se veio a confirmar,ele teve e tem o direito de pensar como quiser mas tambem tera que aceitar que nao esteve bem,nao so pelos resultados mas tambem pela qualidade de jogo e ainda pela forma fisica da equipa demonstrada em campo.
    É obvio que a unica responsabilidade desta situaçao nao pode ser atribuida a ele,mas tambem aos jogadores,e em relaçao a isso tenho uma opiniao muito concreta,a relaçao entre treinador/jogador tem de ser alimentada com muito carinho e acima de tudo com um "jogo" mental capaz de transfigurar o jogador em campo.

    Apesar de ter sido um critico de Jose Gomes a partir de uma determinada fase por tudo isto que acabei de referenciar,tambem quero enaltecer a atitude louvavel e humilde que ele teve ao comentar neste blog o que lhe ia na alma,o que so demonstrou o profissionalismo dele ao longo do tempo,o que alias nunca pus em causa,mas como no futebol o que conta acima de tudo sao os resultados o desfecho deste caso nao podia ser surpresa para ninguem,nem mesmo para ele proprio, que eu acredito que encarou com a maior das naturalidades por ser demasiado evidente.E tenho a certeza que ele tambem compreendeu todas as reaçoes avenses nos momentos menos bons,porque quem ama... sente.

    E por esta atitude humana e humilde da parte de José Gomes,so tenho de responder na mesma moeda:

    Boa sorte para o futuro!

Post a Comment