domingo, 30 de março de 2008

NADA CONTINUA A SER FEITO PARA QUE OS INCUMPRIDORES SEJAM PUNIDOS

Todos os anos a mesma coisa... Todos os anos surgem notícias de atrasos no pagamento de salários aos jogadores profissionais, quer na Liga BWIN, quer na Liga Vitalis. É triste ver que nada muda e que a verdade desportiva continua a ser posta em causa. Nada é feito para que esta vergonha mude. Como é possível? Aqui fica uma crónica que encontrei no MAISFUTEBOL, assinada por Luís Sobral (os sublinhados são meus):


O Estrela ainda não pagou os salários de Janeiro aos seus atletas

"O Estrela da Amadora conseguiu este sábado, ao ganhar à Académica, os pontos suficientes para se manter na Liga. Ou quase.

Este facto merece elogio, por signicar que Faquirá, embora sem colocar a equipa a jogar grande futebol, tem sabido gerir as coisas com equilíbrio.

Como se sabe, os jogadores e o treinador do Estrela da Amadora enfrentam há vários meses dificuldades criadas pelas dificuldades económicas do clube. Quando recebem, é tarde. E apesar da pressão pública sobre o presidente António Oliveira, o dinheiro falta, as promessas sobram.

Elogiável do ponto de vista desportivo, a manutenção do Estrela da Amadora é uma má notícia para a Liga. É errado que numa competição profissional nem todos cumpram os seus deveres. E é ainda mais errado que o incumprimento interfira na verdade desportiva.

Se o Estrela pagasse sempre aos seus jogadores provavelmente seria obrigado a ter um plantel de menor qualidade, com um orçamento global mais baixo, o que teria impacto na qualidade da equipa. Nunca saberemos, é verdade, mas é provável que assim fosse.

Os regulamentos da Liga, aprovados pelos clubes, não punem quem possui salários em atraso. No fundo, os clubes nunca se preocuparam em afastar da competição quem não a respeita, o que de alguma forma retira autoridade moral aos prejudicados para grandes protestos.

Esta «solidariedade» tem impedido a competição de se credibilizar e isso é responsabilidade dos clubes. Os que pagam, os que não pagam e os que de vez em quando até pagam. Para mal do futebol."

Ligações:
MAISFUTEBOL - "O exemplo da Reboleira"

0 Comments:

Post a Comment