sábado, 13 de janeiro de 2007

ENTREVISTA AO JORNAL OJOGO (na íntegra)

Foto: Miguel Angelo Pereira

Que jogo perspectiva para amanhã à noite, na Vila das Aves?
Defrontamos tão-só o campeão em título e o actual líder da prova. O Aves é uma equipa que subiu de divisão, mas está a crescer e é hoje mais forte do que era há dois meses. Mas, em consciência, não podemos ocultar a grande diferença que separa as duas equipas. Por razões evidentes, o favoritismo é todo do FC Porto.

O Atlético venceu domingo passado, ainda que num jogo de características diferentes, no Estádio do Dragão. Também o Aves pode bater o FC Porto?
Nós vamos expor os nossos argumentos e transportaremos para as quatro lihas e durante hora e meia a ilusão de que podemos ganhar. Trata-se, friso, de um jogo de futebol e o menos forte pode, efectivamente, ganhar. Lidero um conjunto de jogadores de uma generosidade invulgar e mantenho neles uma confiança ilimitada. A equipa tem crescido e, progressivamente, melhorado a sua qualidade de jogo.

Face ao desaire frente ao Atlético, que ditou a eliminação da Taça de Portugal, crê que o FC Porto se apresentará aqui ainda mais vigilante do que habitualmente?
Não tenho dúvidas de que disparou o "alerta vermelho" nos dragões. Eles já não podem repetir a façanha da época passada, ou seja, a dobradinha, campeonato e Taça de Portugal. Compreendo a frustração, num clube habituado a ganhar. A qualidade que o FC Porto possui é fantástica e terá 20 jogadores de alto nível e não apenas 11.

Foto: Miguel Ângelo Pereira

Como é que se vence uma equipa do nível da do FC Porto?
A motivação dispara e é mais um argumento, mas é preciso que tudo nos corra muito bem e não muito bem ao adversário. As surpresas no futebol acontecem e às vezes o impensável torna-se numa realidade.Teremos de nos sacrificar, primeiro, e sermos muito feliz depois para bater o FC Porto. Pelo percurso destes jogadores, um sucesso forte está para vir.

Vencer o FC Porto seria como que uma alavanca para o Aves caminhar rumo a lugares tranquilos?
Disso não tenho a mais pequena dúvida. Em caso de vitória sobre o FC Porto, a permanência ficará a dois passos. Porquê? Os meus jogadores acreditariam nas suas qualidades e teriam um suporte fortíssimo para atacar a segunda volta.

O FC Porto estará pelos ajustes? O FC Porto é uma boa equipa, é justificadamente o líder do campeonato, mas não é imbatível. Já perdeu em Portugal e fora. Perdeu, recordo, com o Braga e com o Atlético.

Afinal de contas, escolhe ainda "entre os mesmos", melhor dizendo, entre um lote ainda mais reduzido?
O que constata é uma evidência, a qual não pode ser negada. Partiram, efectivamente, dois jogadores. Quem não gosta de fazer nada desculpa-se com isto ou com aquilo. Quem gosta de fazer e tem prazer naquilo que faz, ao invés, arranja meios. Tenho uma confiança sem limites nos meus jogadores e renasce um cada vez que outro parte. Isto é uma coisa fantástica para um treinador.

Mas vem aí a segunda volta e o tempo urge...
Eu sei que as coisas não são fáceis. O presidente e o presidente-adjunto têm procurado e buscam as melhores soluções. É já um sinal positivo. Vamos ter esperança de que consigam encontrar o que procuram. Se assim for, em Maio teremos a recompensa deste sofrimento e de uma busca permanente de superação.

Ligações:
ABOLA -
Edição do Dia
OJOGO - "«Ilusão de poder ganhar»"
OJOGO - "«Quando um parte, outro renasce»"

0 Comments:

Post a Comment