domingo, 17 de junho de 2007

Os mais atentos reparam sempre nestas coisas. Além de já termos visto chamarem ao nosso estádio, Estádio "Municipal", também já nos habituamos a chamarem-nos minhotos. (Agora até vem a jeito, esta discussão, com essa vontade de mudar de Associação). A discussão chegou ao jornal PUBLICO de hoje (17 de Junho), página 47 (Provedor do Leitor):

«"Caro amigo provedor (permita-me tratá-lo assim, pois um provedor só pode ser um amigo do leitor e um amigo do jornal, por consequência): Tenho notado que, quando se referem ao 'Desportivo das Aves', lhe atribuem a denominação de "minhoto".

Vila das Aves é uma freguesia do concelho de Santo Tirso (distrito do Porto). Encontra-se (para quem ainda se lembra da geografia de Portugal) na chamada região do Douro Litoral, composta apenas por este mesmo distrito do Porto.

O clube faz parte da Associação de Futebol do Porto e não das associações minhotas de futebol (Braga e Viana do Castelo).

Seria bom que este jornal de referência tivesse mais cuidade e fosse mais rigoroso quando se refere à zona onde se situam os clubes", escreve Miguel Ângelo Almeida.

Os reparos são pertinentes. O PÚBLICO on-line, por exemplo, reproduziu os seguites despachos da agência Lusa:

1- "Ao contrário do que foi noticiado na semana passada, a direcção do clube minhoto..." (17/02/2001 - 19h31): 2 - "O presidente do Desportivo das Aves, Joaquim Pereira, está optimista para a deslocação da equipa minhota ao estádio do ...". "O presidente do Aves vê boas hipóteses de permanência dos minhotos no principal escalão..." (16/05/2007 - 21h28).

Vila das Aves pertence, hoje, ao concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Lusa errou e o PÚBLICO on-line não corrigiu.»

8 Comments:

  1. Francisco Fernandes said...
    A Vila das Aves pertence e sempre pertenceu ao Minho.Com a mudança de Famalicão para Santo Tirso só mudamos de concelho/distrito, não de província.A fronteira entre o Minho e o Douro Litoral é na nossa região formada pelo rio Ave e pelo rio Vizela a partir de Caniços.Basta ver no mapa e conhecer a nossa história.
    M.Â.Almeida não conhece a geografia Portugal:Cinfães e Resende são Douro Litoral mas pertencem a Viseu!Castelo de Paiva tb é Douro Litoral e pertence a Aveiro ...
    José M. Fernandes said...
    eu já nao sei nada... sinceramente é uma questão confusa. mas pelo menos do minho já fomos! quando a nossa vila fez parte do concelho de Famalicão (de 1835 a 1879).

    olhando para os mapas e para aquilo que aprendi de geografia (nao foi muito), sempre tive a noção que a região Douro Litoral coincidia com o distrito do porto...

    n sei, n sei...

    "Pelo julgado de Vermoim e Termo de Barcelos, deve S. Miguel das Aves ter andado perto de 7 séculos. Com a criação do concelho de Famalicão, em 1835, foi nele incorporada, tendo já anexas as duas pequenas paróquias de S. Lourenço de Romão e de S. André de Sobrado (paróquias anexadas a S. Miguel das Aves em 1834), e ali se manteve até 1879, altura em que foi incorporada no Concelho de Santo Tirso." - jf-viladasaves.pt
    Anónimo said...
    Eu também sempre tive ideia que a Vila das Aves pertence ao Douro Litoral...

    De facto e de acordo com a Wikipédia, o Douro Litoral integra a totalidade dos concelhos do Distrito do Porto, e ainda alguns concelhos do Distrito de Aveiro e dois concelhos do Distrito de Viseu. Do mesmo modo, a região do Minho integra a totalidade dos concelhos do Distrito de Braga e do Distrito de Viana do Castelo, e nenhum concelho do Distrito do Porto.

    Posso deste modo concluir, que só seríamos Minhotos, caso todo o concelho de Santo Tirso pertencesse à região do Minho.

    Talvez um dia, quando Vila das Aves tiver o seu próprio concelho, sejámos "integrados" na região do Minho.

    Fontes:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Minho_(província)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Douro_Litoral
    Anónimo said...
    Realmente é um pouco confuso! Lembro me que À uns tempos vinhamos nas listas telefónicas "Zona Minho", mas de à uns 3 anos para cá já vem "Minho" e "Douro Litoral"!
    é de facto um pouco confuso, mas tenho bastante curiosidade em saber a que região pertenço na verdade!
    Se alguém tiver certezas e uma boa explicação, é favor de o escrever neste mesmo sítio!
    Obrigado! Abraços
    Anónimo said...
    Nas listas telefónicas estamos no Minho se calhar porque pertencemos à rede de famalicão (252).
    Anónimo said...
    Eu sou Avense de Vila das Aves. Quero lá saber do resto. Não ganho nada com isso.
    Gonçalo Silva
    Anónimo said...
    Do site:www.mapadeportugal.net



    Há alguma relação entre as províncias e os distritos?

    Não. Portugal Continental está dividido administrativamente em 18 distritos. Existe outra divisão não administrativa, mas por regiões, que são as províncias. Em Portugal Continental existem 11 províncias: Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Douro Litoral, Beira Litoral, Beira Alta, Beira Baixa, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve. Não há uma relação directa entre os distritos e as províncias, mas apenas uma relação aproximada em alguns casos.
    Alguns exemplos:
    A província do Minho inclui a totalidade dos distritos de Viana do Castelo e de Braga, mais uma pequena parte do distrito do Porto.(Obs. minha: isto é,todas as freguesias do concelho de S.Tirso situadas a norte dos rios Ave e Vizela)
    A província de Trás-os-Montes e Alto Douro inclui os distritos de Vila Real e Bragança, mais uma pequena parte dos distritos de Viseu e Guarda.
    A Estremadura inclui cerca de metade do distrito de Leiria, a maior parte do distrito de Lisboa e uma parte do distrito de Setúbal.
    A parte restante do distrito de Setúbal pertence ao Baixo Alentejo, que inclui também todo o distrito de Beja.
    A única coincidência acontece no Algarve, que corresponde totalmente ao distrito de Faro.

    Francisco Fernandes,Alto da Bandeira
    BEJA TRINDADE said...
    Estou muito preocupado com o tema em questão, até já perdi o apetite de comer e tenho dormido muito mal, com o assunto em debate.
    Enquanto assim for, o País lá vai cantando e rindo, para o abismo.

Post a Comment