segunda-feira, 19 de maio de 2008



Mércio José Santos da Silva chegou a Portugal em 2001 para representar o Rio Ave, deixando para trás duas épocas no Limoeiro Futebol Clube, do Ceará (Brasil). Chegou ao nosso país apenas com 21 anos e teve dificuldade em se impor na equipa de Vila do Conde, que então disputava a II Liga. Mércio sagrou-se campeão da Liga de Honra pelo Rio Ave, na segunda época ao serviço do clube vila-condense. No ano seguinte foi emprestado ao Aves, onde começou a jogar com mais regularidade. Mais tarde vincolou-se definitivamente ao nosso clube, onde se foi impondo na equipa principal: foi peça chave da subida do Aves, um dos mais inconformados na época em que o Aves esteve na Liga BWIN e fundamental na manutenção esta época. Já são cinco as épocas ao serviço do Desportivo.



Foi eleito por dois anos consecutivos o "Jogador do Ano", na votação levada a cabo neste blogue: em 2006/2007 venceu com 21% dos votos, apenas mais 3% do que Sérgio Nunes e Anilton Júnior. Este ano venceu com margem folgada sobre Rúben Lima (28% contra 18%).


Por várias vezes se falou da sua saída do Aves e em Março noticiou-se mesmo que Mércio já teria um pré-acordo com Alki Larnaca, da 1ª Divisão do Chipre, para a época 2008/2009. Chegou-se a falar da saída para o mesmo clube, no final da época passada, mas Mércio ainda tinha um ano de contrato a cumprir e o clube cipriota não se apresentou disposto a compensar financeiramente o Aves. Na mesma altura o jornal OJOGO disse que Mércio tinha rejeitado várias propostas do estrangeiro, sem esclarecer quais. Em Janeiro de 2007, Mércio falhou a saída para o Málaga, por empréstimo. O clube espanhol falhou a sua inscrição por 20 minutos, pelo que a transferência não se efectuou. No meio de tanta notícia de transferência Mércio mostrou sempre a sua dignidade: a sua vontade e entrega em campo nunca deixaram de ser uma imagem de marca do médio brasileiro.

Esta época foi o segundo jogador mais utilizado do Aves, no campeonato, com apenas menos 20 minutos que o mais utilizado que foi Pedro Geraldo. Jogou 28 partidas e recebeu 13 amarelos e um vermelho por acumulação. Marcou 5 golos: ao Estoril (casa), Portimonense (casa), Gil Vicente (casa e fora) e Freamunde (fora).

A confirmar-se a sua saída, ficará um grande espaço no plantel por preencher!




Ligações:
BLOG - Todas as notícias de Mércio
ZEROZERO - Ficha de Mércio da Silva
*Fotos de Miguel Ângelo Pereira

3 Comments:

  1. Força Avense no Futsal said...
    Sei que não tem que ver com a notícia do Mércio, mas é facto que gostava de assinalar...

    "Romeu Ribeiro (5), Nelson Oliveira (7), Miguel Vítor (15) e André Carvalhas (33) traduziram em golos a superioridade lusa, colocando o marcador ao intervalo num desnivelado 4-0."

    Hoje pela selecção de sub-19!

    Muito bem, gostava de ver novamente estes "meninos" numa próxima época!

    J_24
    José M. Fernandes said...
    e o ruben tambem jogou! abraço
    xpto said...
    E parabéns ao nosso capitão Octávio k completou hoje 36 anos!...

Post a Comment