segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
VIZELA VENCEU PELA PRIMEIRA VEZ FORA DE CASA
Marcadores: 0-1, Marques (17); 1-1, Sami (58); 1-2, Quim Berto (72); 1-3, Pires (90 + 3)
Desp. Aves: Rui Faria, Sérgio Carvalho, Tiago Valente (Romeu Ribeiro, 46), Sérgio Nunes, Pedro Geraldo, Gouveia, André Carvalho, Vinicius, Ricardo Nascimento (Luciano, 68), Rui Miguel (Sami, 30) e Romeu Torres
Os vizelenses, sem perder desde 23 de novembro, começaram e acabaram melhor um desafio recheado de oportunidades de golo, que ficou ainda marcado pelo enorme falhanço do guarda-redes Rui Faria, ao minuto 72, após livre de muito longe de Quim Berto.
Com este resultado, o Desportivo das Aves mantém os 23 pontos, mais um que o vizinho Vizela, em clara ascensão na tabela classificativa.
O Desportivo das Aves começou o jogo num clássico 4x4x2, sistema táctico que se revelou menos móvel que o 4x3x3 apresentado pelo Vizela, a equipa que entrou melhor no desafio. Como resultado da maior velocidade de jogo e mobilidade dos seus jogadores, em especial dos (três) avançados, o Vizela ameaçou o golo logo ao minuto três, num cabeceamento de Feliciano, que apareceu desmarcado pela esquerda.
Não tardou o golo dos vizelenses, apontado ao minuto 17 pelo brasileiro Marques, reforço de Inverno (cedido pelo Leixões), que aproveitou uma falha de Tiago Valente, estreia pouco feliz do defesa emprestado pelo Paços de Ferreira, para marcar.
O Aves teve uma resposta positiva e até ao intervalo criou seis lances perigosos, com destaque para um cabeceamento à trave de Rui Miguel, ao minuto 26, que resultou na lesão do veterano jogador (33 anos), e, já nos descontos, duas 'bombas' de Ricardo Nascimento.
O futebolista, que esta época já representou o Trofense, voltou a exibir qualidade no segundo tempo, com destaque para o livre directo de que resultou a merecida igualdade, ao minuto 58, após defesa incompleta de Riça e conclusão de Sami.
O Aves, melhor no jogo no segundo tempo, sofreu um duro revés ao minuto 72, quando Quim Berto, na cobrança de um livre muito longe da área, viu Rui Faria defender a bola para a sua baliza.
Este golo fez despertar a equipa do Vizela, que aproveitou o balanceamento ainda maior do Aves para lançar contra-ataques, com Williams e Bakero, outra estreia, a ameaçarem o golo (85 minutos), já depois da trave do Vizela e Riça impedirem a igualdade do Aves (88). Já nos descontos, Pires, utilizado pelo técnico Paulo Alves no segundo tempo, sentenciou o jogo, ao desmarcar-se pela esquerda e a rematar cruzado à saída de Rui Faria." - RECORD
"O Vizela conquistou a primeira vitória fora de casa ao bater o Aves no seu reduto num jogo azarento para o guardião Rui Faria. Aliás, os três pontos assentam com uma luva ao conjunto de Paulo Alves que foi sempre superior durante os 90´. O Aves nunca entrou verdadeiramente no jogo e além de sofrer um golo aos 16´, apontado por Marques, viu Rui Miguel abandonar o relvado por volta da meia hora de jogo. A equipa avense em termos atacantes quase não existiu, exceptuando o lance em que Rui Miguel lesionou-se e um remate de Ricardo Nascimento já em período de descontos. No recomeço, o Vizela voltou a entrar melhor no jogo, mas seria o Aves a chegar ao empate por Sami, que aproveitou uma defesa imcompleta de Riça. Quim Berto, de muito longe, rematou e Rui Faria deixa a bola entrar na baliza depois de a ter nas mãos e Pires fez o terceiro golo." - OJOGO
Ligações:
RECORD - "Primeira vez fora"
OJOGO - "Aves de asas cortadas"
Marcadores: Vizela
É verdade que o frango foi de deitar as maos á cabeça,e que a derrota tambem passou por ele,porque ele fazia parte dos 11 e porque neste caso foi o 1-2,mas alguem viu o Rui a falhar no jogo de ontem para alem dessa situaçao?Eu nao vi.
O que eu vi foi a equipa do vizela a jogar com toda a liberdade principalmente no meio campo,que alias para mim foi o grande problema deste jogo.
Eu até admiro este treinador mas tenho de dizer isto,ontem o Henrique Nunes inventou.Inventou no sistema tactico.Desde o inicio do jogo se via que nao estava a resultar,e teimosamente ele insistiu nele,alterando-o na segunda parte mas so ate ao golo do Aves,depois disso,mais do mesmo.
Eu percebi que ele montou um sistema tactico para dar liberdade ao R. Nascimento,mas para isso teria de ter dois laterais rapidos a subir para fechar o meio campo,mas ate aí falhou ao escolher os laterais que escolheu,nem o S.Carvalho sabe fazer isso nem o P.Geraldo,sao defesas fixos.E ja que falo nisso,nao entendo o afastamento do Grosso que na epoca passada fazia isso tao bem e tanto quanto ouvi na covilha jogou bem.
O problema principal foi sem duvida tactico,juntamente com muita falta de sorte em alguns lances.
Querem um conselho?
Nao pressionem mais o Rui com comentarios,ele ja tem pressao propria que chegue,ate porque qualquer guarda redes normalmente reage cada vez pior á pressao.
Apoiem-no incentivando-o.
Pois... Bem me parecia.
Quanto à crónica d'O Jogo, o "jornalista" não deve ter visto o mesmo jogo que eu...
São 11 a Jogar, não é só o Rui Faria a Jogar...
Tudo bem qe ele tenha errado, mas ele sabe disso o qe agora há a fazer é motiva´lo...
O Aves teve muita pouca força do meio Campo para a Frente,inda por cima com a Lesão do Rui Miguel, Tudo piorou...
Não nos podemos deixar ir abaixo, vamos continuar a apoiar o nosso Desportivo, pois, ainda vamos gritar muitos, Golos e com um pouco de sorte (que me parece não estar do nosso lado neste momento) vamos fazer uma supresa a alguns qe desacreditam nas nossas capacidades...
Vamos apoiar o Desportivo tanto em Casa como Fora!
AbraÇo Avense
Não estou a dizer que não se deve criticar, estou a dizer que há várias formas de criticar, várias formas de dizer as coisas.
Põe-te no lugar dele, e pensa no que "gostarias" de ouvir, e como achas que ias chegar ao próximo jogo depois de ouvir alguns tipos de criticas.
I rest my case.