terça-feira, 30 de junho de 2009

CAMPEONATO A 14 É UMA HIPÓTESE

"A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) poderá decidir-se pela redução para 14 do número de clubes na próxima Liga Vitalis, caso se confirme a intenção do Boavista em não participar nas competições profissionais na época 2009/10.

A redução do número de clubes na Liga de Honra é uma solução prevista no ponto 5 artigo 91º do Regulamento de Competições, a que a Liga de Clubes poderá recorrer, na impossibilidade de "repescar" as equipas que terminaram o último campeonato nos lugares de despromoção.

As decisões de hoje da Comissão Executiva da Liga, sobre o processo de candidatura dos clubes e SAD para a época 2009/2010, colocam o E. Amadora e o Vizela fora das Ligas profissionais, abrindo duas vagas, que, pelos regulamentos, deveriam ser para Boavista e Gondomar.

Só que a Comissão Disciplinar (CD) da LPFP tinha anunciado a 9 de Junho a despromoção do Vizela, e também do Gondomar (que já tinha descido desportivamente), na sequência do processo de corrupção desportiva Apito Dourado. O Vizela recorreu para o Conselho de Justiça da FPF, que hoje divulgou ter considerado o recurso improcedente.

E. Amadora (por ter visto a sua inscrição rejeitada hoje), Vizela e Gondomar ficam assim relegados para a 2.ª Divisão, mas a esse trio pode juntar-se o Boavista, por opção própria: o clube anunciou publicamente na passada quinta-feira que ficava impedido de jogar as competições profissionais.

O comunicado da Comissão Executiva da Liga termina, no entanto, abrindo as portas ao Boavista para que jogue na Liga de Honra, se quiser: "(...) comunica-se ter sido deliberado solicitar ao Boavista Futebol Clube, Fut., SAD a confirmação sobre a intenção publicamente anunciada de não participar nas competições profissionais na época desportiva 2009-2010".

Se o quadro actual não registar mais alterações - o E. Amadora anunciou recorrer da decisão para o Conselho de Justiça da FPF -, são despromovidos da Liga Sagres o E. Amadora e Trofense, mantendo-se o Belenenses. Sobem Olhanense e U. Leiria.

Para a 2.ª Divisão caem E. Amadora, Vizela e Gondomar e ainda o Boavista. As subidas do Fátima e do Chaves à Liga de Honra fazem com que o quadro mais provável nesta divisão seja a redução para 14 clubes, pelo menos durante uma época." - RECORD

Ligações:
RECORD - "Prova poderá ter 14 clubes"

2 Comments:

  1. luis said...
    http://avesnoseumelhor.blogspot.com/
    Bruno Martins said...
    devido às circunstancias sou da opinião que deveria de ser feito o convite ao penafiel e ao carregado em detrimento do vizela e do gondomar pois seria voltar atrás nas decisões do c.j. da f.p.f.
    saudações avenses

Post a Comment