sábado, 5 de janeiro de 2008

Artigo JORNAL DE NOTÍCIAS:


Yu Dabao está desde o início da semana na Vila das Aves, emprestado pelo Benfica. A possibilidade de jogar com regularidade deixa-o feliz. Mas a mudança, essa, é de deixar qualquer um de olhos em bico. Mesmo um chinês... No espaço de apenas um ano, Yu Dabao trocou uma cidade com mais de sete milhões de habitantes, Qingdao, por Lisboa. Agora, prossegue a carreira na simpática freguesia minhota, com pouco mais de oito mil... A paixão pelos golos e o desejo de vence
r no futebol europeu amparam-lhe o choque demográfico «Só quero jogar à bola»



Quando Fernando Santos o chamou para o estágio de pré-temporada do Benfica, Yu Dabao só não deu pulos de alegria porque tem uma personalidade fechada, típica de alguém que, aos 19 anos, já deu a volta ao globo e foi confrontado com uma cultura muito diferente daquela que o viu crescer. Fernando Santos saiu, chegou Camacho e, seis meses volvidos, o ponta-de-lança, que praticamente não teve oportunidades na primeira equipa da Luz, quer adaptar-se rapidamente à realidade da Liga de Honra e à pequena Vila das Aves. «Para mim, é uma sorte ser jogador do Benfica. Encaro esta mudança com naturalidade, pois também preciso de jogar mais. Para um jovem como eu, a concorrência no Benfica é muito forte. Cardozo e Nuno Gomes são grandes jogadores...».



A referência ao número 21 dos encarnados abre espaço para a reportagem do JN questionar Yu Dabao sobre o facto de o internacional português o ter catalogado como "o futuro do Benfica". "A sério? Não sabia! Mas ainda tenho que evoluir muito. Não sou uma estrela, como o Nuno". De facto, Yu Dabao desconhecia os elogios de Nuno Gomes. Não admira a língua de Camões ainda é um problema para o jogador, apesar dos esforços do Benfica, que lhe facultou uma professora. A melhor solução para comunicar com ele é mesmo recorrer à língua inglesa. "Os treinadores eu entendo", esclarece.

O reforço do Desportivo começa a ter saudades dos companheiros do Benfica. Mas acredita que a adaptação não será complicada, até porque basta sair à rua para encontrar muitos compatriotas. «A China é um país muito grande, há emigrantes em todo o Mundo. Portugal não é excepção. É bom para mim, pois sou muito acarinhado», conta.

POPULARIDADE NO AUGE

Na China, Yu Dabao é adorado. O avançado foi passar o Natal junto da família e desdobrou-se em entrevistas à comunicação social chinesa. "Há uma curiosidade enorme. Querem saber tudo sobre o Benfica". Em breve, acredita, notícias bem interessantes poderão chegar ao outro lado do mundo. "O campeonato não está entregue. O Benfica ainda pode ser campeão e fazer uma grande figura na Taça UEFA".



Ligações:
JN - "Yu Dabao de olhos em bico"

4 Comments:

  1. Silva said...
    Espero que ajude o Desportivo! Boa sorte!
    xpto said...
    ..."terra minhota"?...
    velhos hábitos said...
    nem minhota nem do douro litoral! é uma espécie de enclave..:)
    José M. Fernandes said...
    essa discussão já é um mito!

    vejam: http://desportivodasaves.blogspot.com/2007/06/avenses-so-minhotos.html

Post a Comment