terça-feira, 31 de outubro de 2006
O Desp. Aves corre o risco de ter um guarda-redes lesionado sentado no banco no jogo de sábado, com o Boavista. Uma situação atípica e desconfortável, mas que não será aproveitada pelo treinador, Neca, para rebater um eventual desaire no Bessa.
«Não servirá de desculpa», antecipa Neca, que admite sem aparente constrangimento o cenário mais sombrio, que é o de ter um único guarda-redes (Paulo Musse) apto para a função, apesar de ontem não se ter treinado devido a um traumatismo numa coxa sofrido no jogo com o Belenenses. Mota sofreu uma entorse num joelho no mesmo jogo (que obrigou à sua substituição), vai ser hoje reavaliado, sendo provável que venha a fazer uma ressonância magnética, enquanto Rui Faria recupera de uma entorse num pulso. «O que não podemos perder são as nossas referências e identidade. Esta equipa não perdeu nem nunca poderá perder o equilíbrio ou a cabeça», desdramatiza Neca, que ontem acordou pela primeira vez esta época com o Desp. Aves na última posição:
«Um clube como o nosso tem de saber viver neste lugar, mas sempre com a esperança de ressuscitar e subir aos céus. Importante é que este clube não agonize, como a generalidade dos clubes do futebol português.»
____
.
“Só queremos que as pessoas que dirigem o futebol sejam tão sérias como nós somos a gerir o Desportivo das Aves. Não devemos nada a ninguém, apenas queremos ser respeitados”, advertiu o líder avense, que lançou novas farpas aos árbitros pertencentes com Conselho de Arbitragem de Braga. “Somos a última freguesia do distrito do Porto, mas no futebol devíamos de pertencer à Associação bracarense, pois, catolicamente, estamos ligados à Sé de Braga! Se assim fosse, se calhar não seríamos tão prejudicados”, considerou aquele responsável, numa alusão à arbitragem de João Vilas Boas, no jogo com o Belenenses. Reiterando críticas expostas em meados de Outubro numa entrevista concedida ao Sportugal, Joaquim Pereira acredita na recuperação da equipa. “Devemos de estar a incomodar alguém, pois andamos claramente a ser perseguidos…”, reafirmou.
Reforços em Dezembro
Depois do treinador Neca ter sugerido, na semana passada, que o Desportivo das Aves poderia recorrer ao mercado de Dezembro para reforçar o plantel, o presidente do emblema avense confirmou essa possibilidade. “O orçamento do Desportivo das Aves foi pensado no reforço do plantel em Dezembro! Essa hipótese está em aberto e será concretizada, se for essa a intenção do professor Neca”, afiançou Joaquim Pereira.
NOTÍCIA: SPORTUGAL - "Sejam tão sérios como nós"
Outras Ligações:
OJOGO - "Todos os guarda redes lesionados"
RECORD - "Rui Faria no banco"
segunda-feira, 30 de outubro de 2006
ABOLA: (www.abola.pt)
Revelou mais sentido de baliza o Desp. Aves mas, mais uma vez, nada lucrou, a não ser ter visto mais uma bola no ferro da baliza adversária, quando William (72) acertou na barra. Foi a sétima vez em oito jornadas que o Desp. Aves acertou no ferro! Nené e Xano também estiveram pertíssimo do golo mas por um motivo ou por outro a bola não entrou.
Nestes casos costuma falar-se de ansiedade ou bloqueios correlativos. Sem querer desvalorizar a vitória dos azuis do Restelo, é capaz de ter sido isso que tramou o Desp. Aves. Que começa a ver a vida a andar cada vez mais para trás. Mas disso não tem culpa alguma o Belenenses, cuja estratégia para este jogo, parece-nos valer a pena insistir nesta ideia, passou não só mas também pelo actual estado de alma dos avenses, que nesta altura não pode ser o melhor.
OJOGO: "Baliza, esse lugar maldito"
A equipa de Neca continua a revelar sérios problemas na finalização e na construção de lances ofensivos, com a bola a manter-se distante dos elementos mais adiantados. Assim é difícil vencer jogos. Num encontro pobre em oportunidades de golo, o Belenenses entrou mais decidido e durante o primeiro tempo foi a equipa mais perigosa e determinada em chegar à baliza. Mesmo com a pontaria desafinada, os “azuis” nunca abdicaram de tentar a sorte através de pontapés de longe. À maior produção ofensiva do adversário, o Aves respondeu com um lance de grande perigo, aos 13’, valendo a inspiração de Costinha para evitar o golo dos comandados de Neca, no único lance emotivo do primeiro tempo.
MAISFUTEBOL: "Crónica"
domingo, 29 de outubro de 2006
C.D.AVES 0-1 Belenenses
mais uma derrota do Aves, frustrando as expectativas do elevado número de adeptos avenses presentes na bancada (incluindo Miguel Pedro, jogador da Académica). mais um jogo em que o Aves foi incapaz, mais um jogo de falhanços e atrapalhações inacreditáveis. mais um jogo de descoordenação... os adeptos começam a perder a paciência e a equipa não se livrou de uma valente assobiadela no final do encontro. e agora? lanterna vermelha, 8 jogos, 2 pontos. há que trabalhar para Sábado vencer o Boavista. Assim não há quem resista... O Prof Neca continua apostado em criticar as arbitragens. Não temos sido favorecidos, é certo, mas não podemos criticar os outros, quando as coisas tão mal em nós... fala-se de uma expulsão perdoada aos de Belém... Mas isso não me parece suficiente para justificar a falta de arte do "onze vermelho". Estou triste... Até me custou a sair do estádio.
"os ratos são os primeiros a abandonar o navio" já diz o nº26, Octávio.
sábado estarei no Bessa! depois nas aves, depois em paços, e por aí adiante...
e como tive oportunidade de dizer ao jóci, no fim do jogo: "vamos levantar a cabeça!"
"AVENSE NA VITÓRIA E NA DERROTA"... "QUEM GOSTA GOSTA SEMPRE!"
zé fernandes
.
colaboração de Miguel Ângelo Pereira
(fotografias, resumo do jogo - adaptado, e resultado)
NOTÍCIA ABOLA (Equipa provável)
Mota, Pedro Geraldo, William, Sérgio Nunes, Anilton, Nené, Vítor Manuel, Filipe Anunciação, Xano, Dill e Hernâni
NOTÍCIA OJOGO (Resumo)
“Um dia vai acontecer. É preciso paciência”. Esta é a frase habitual do treinador do Aves quando confrontado com o facto de a sua equipa ainda não ter ganho qualquer jogo. Dois empates e seis derrotas é um balanço que naturalmente não agrada, tanto mais que com o desenrolar da prova ele significa uma maior distância para as equipas que estão acima na tabela classificativa e, simultaneamente, uma “manutenção na zona de despromoção que começa a causar mossas".
Onze provável:
1 Mota GR 3 Anilton LD 5 Sérgio Nunes DC 25 William DC 2 Bruno Fernandes LE 22 Nené MD 8 Mércio MD 96 Filipe Anunciação MO 20 Hernâni AD 11 Xano AV 77 Dill AE
12 Paulo Musse GR 18 Geraldo LE 6 Marcelo DC 7 Vítor Manuel MD 29 Bruno Filipe MO 21 Jocivalter AD 26 Octávio AV
sábado, 28 de outubro de 2006
C.D. AVES vs Belenenses
DOMINGO, 29 DE OUTUBRO, 15HORAS
FÓRUM DO BLOG - 8ªJornada : C.D. AVES - Belenenses
.
Hernâni festeja o golo marcado ao Belenenses, na época passada. "Pareceu um gozo com seis reservas", dizia o jornal RECORD.
Ligações:
BLOG - Notícia sobre o jogo da taça do ano passado
Considerando o Belenenses como um adversário "experiente", o treinador deseja que os seus jogadores controlem os níveis de ansiedade e que não fiquem "atados" à barreira dos dois pontos: "Os dois pontos condicionam, mas a função do treinador é fazer com que isso não aconteça".
Sobre o facto do Aves ainda não ter ganho, Neca lembra que por essa Europa fora existem diversos casos de equipas que passam longas temporadas sem vencer. "O Hamburgo, que joga na Liga dos Campeões, esteve 16 jogos sem vencer". Mantendo o raciocínio, manifesta toda a confiança no plantel e está convicto de que a reviravolta tem o seu início marcado para amanhã. "Esta rapaziada tem qualidade, gosta de jogar, mas por vezes é preciso a tal pontinha de sorte, que espero que apareça contra o Belenenses. Para nós é um privilégio disputar esta Liga e será um orgulho quando tivermos garantido a permanência".
Ligações:
Na quinta-feira, durante o período de aquecimento do jogo de treino com o Famalicão, Rui Faria lesionou-se no pulso da mão esquerda. O guarda-redes já nem participou no ensaio, tendo efectuado esta sexta-feira um exame para apurar a extensão da lesão.
sexta-feira, 27 de outubro de 2006
Em relação ao jogo, que o Aves venceu por 2-1, com golos de Nené e Dill, Neca apenas não contou com Fredy e Sérgio Carvalho, sendo que o primeiro é uma carta fora do baralho para depois de amanhã, o mesmo não devendo acontecer com o defesa. Se a primeira parte foi de total domínio do Aves, na segunda o Famalicão dispôs das melhores oportunidades de golo, todas elas construídas por Gomis, um avançado senegalês de apenas 17 anos.
Ligações:
OJOGO - "Rui Faria em dúvida"
RECORD - "Rui Faria com lesao no pulso"
quinta-feira, 26 de outubro de 2006
Octávio é um daqueles exemplos em que o amor à camisola levou sempre a melhor sobre prometidas aventuras, por mais tentadoras que pudessem ser. Confessa que recebeu várias propostas para se transferir, mas na hora de decidir optou por ficar. Já lá vão nove épocas no Aves e não se mostra minimamente arrependido. Subiu duas vezes, desceu uma e nos momentos mais complicados é que encontrou forças para continuar, já que “os ratos são sempre os primeiros a abandonar os navios”. Sendo assim, assume-se como um “resistente”.“Para mim, é um orgulho estar aqui, é a minha segunda família”, assegura, com um sorriso estampado no rosto. Aos 34 anos, o avançado pretende “terminar a carreira no clube do coração”, embora seja poveiro e se tenha formado nas escolas do Varzim. A lealdade para com o Aves explica-se pela “seriedade das pessoas que comandaram o clube ao longo destes anos e pela amizade e solidariedade do grupo. Aí, somos os campeões”, sublinha.
Ligações:
RECORD - "A voz da resistência"
quarta-feira, 25 de outubro de 2006
O avançado angolano Fredy, que se lesionou no embate com a Académica, está fora das cogitações para a recepção ao Belenenses, pois a ecografia a que se submeteu ontem à tarde revelou uma microrrotura na coxa esquerda. O futebolista está parado e em tratamento. No recomeço da preparação, também os defesas Sérgio Carvalho e Sérgio Nunes e o ponta-de-lança Hernâni não fizeram trabalho de campo, por terem trazido pequenos toques de Coimbra. Ficaram no ginásio e voltam a ser observados esta tarde, antes do treino.
Perante a muita chuva que tem caído, a formação comandada por Neca socorreu-se do sintético do vizinho Moreirense para cumprir o primeiro treino da semana. Antes da curta viagem e do trabalho de campo, a equipa passou em revista o vídeo do último jogo. A equipa volta a treinar esta tarde e amanhã, pelas 15h30, em Famalicão, defronta os locais, em jogo-treino.
Ligações:
RECORD - Freddy de fora
OJOGO - Fredy não vai jogar
terça-feira, 24 de outubro de 2006
OJOGO - Fredy vai ser reavaliado - Feita a digestão de nova derrota, desta feita diante da Académica, em Coimbra, a formação do Aves, posicionada num dos dois lugares de despromoção, retoma esta manhã os treinos a pensar já na recepção ao Belenenses, agendada para as 15 horas do próximo domingo. O treino matinal tem apenas como destinatários os jogadores não convocados e não utilizados diante da equipa coimbrã, pelo que só à tarde se juntará o grosso da coluna.
domingo, 22 de outubro de 2006
sábado, 21 de outubro de 2006

ALAVÉS INTERESSADO EM MIGUEL PEDRO (24 de Maio de 2006)
ACADÉMICA NEGOCEIA MIGUEL PEDRO, MAS PRESIDENTE QUER SEGURÁ-LO (15 de Maio de 2006)
MIGUEL PEDRO FOI A MAIOR REVELAÇÃO DA LIGA DE HONRA (14 de Maio de 2006)
MIGUEL PEDRO BLINDADO (22 de Junho de 2006)
MIGUEL SÓ SAI COM PROPOSTA IRRECUSÁVEL ( 11 de Junho de 2006)
NECA NÃO QUER PERDER MIGUEL (2 de Junho de 2006)
ACADÉMICA AINDA DE OLHO EM MIGUEL (28 de Julho de 2006)
200 OU 300 MIL EUROS POR MIGUEL PEDRO NÃO CHEGAM (02 de Julho de 2006)
Ligações:
SPORTUGAL - "Treinador do Aves tem saudades de Miguel Pedro"
RECORD - "Bruno Fernandes, Leandro e Futre nas opções para Coimbra"


7ª Jornada Académica - C.D. AVES
Estádio Cidade de Coimbra
Domingo, 22 de Outubro, 16 Horas
Agora, numa situação delicada, voltam a encontrar-se estas duas formações. Até aqui nenhuma delas venceu. A Académica tem 4 pontos (4 empates) e o Aves tem 2 pontos (2 empates). Separados por apenas um lugar na tabela classificativa, ambas as equipas vão tentar vencer este jogo, que poderá ser um balão de oxigénio para uma delas. Neca procedeu a alterações na convocatória, deixando Octávio e Pedro Geraldo fora dos convocados e chamando Bruno Fernandes, Leandro e Futre.
Destaque para o jovem Miguel Pedro, que trocou a nossa formação pela Briosa, e que agora se voltará a encontrar com os companheiros de subida. Curiosidade também para o facto de nas únicas vezes em que estas equipas se defrontaram na I Liga, o Aves ter vencido os dois jogos...
Histórico de Confrontos:
2006/02/08 - Taça de Portugal: C.D. AVES 1-2 Académica
2001 - II Liga: C.D. AVES 1-3 Académica
2001 - II Liga: Académica 1-0 C.D. AVES
1985 - I Liga: C.D. AVES 2-1 Académica
1985 - I Liga: Académica 0-1 C.D.AVES
O Estádio Cidade de Coimbra receberá, pela primeira vez, a visita do Aves.
Semanalmente, os futebolistas têm duas sessões de vídeo. A primeira tem como objectivo analisar os erros cometidos no jogo anterior, enquanto a segunda visa conhecer melhor o adversário. Um compacto com imagens dos três últimos jogos da Académica – onde são resumidas acções defensivas, ofensivas e um ou outro aspecto relacionado com movimentações individuais – preencheu a primeira meia hora. O técnico do Aves, regra geral, prefere focar os aspectos colectivos da manobra do adversário, mas muitas vezes são estudadas e analisadas acções individuais, com o treinador a focalizar as atenções de um dos seus jogadores. Neca defende que é nos detalhes que muitas vezes se resolvem os jogos e, como tal, não prescinde desta forma de complementar o trabalho de campo.
Foto Miguel Angelo Pereira
Com apenas dois pontos, fruto de igual número de empates em seis jogos já disputados, o Aves é uma das equipas em lugares de descida. A situação não preocupa o experiente técnico, que mantém o discurso confiante de sempre. “Esta equipa é das que tem maior margem de progressão. Não nos podemos esquecer que 50% dos atletas estão a entrar pela primeira vez na primeira Liga e que outros estão a reentrar. Por isso, é necessário tempo para que este trabalho comece a dar frutos”, sublinhou.
Hoje, está agendado o derradeiro treino antes do jogo, pelas 10 horas, no relvado do “Municipal”. Os convocados reúnem-se amanhã de manhã e almoçam num restaurante antes de Coimbra.
sexta-feira, 20 de outubro de 2006
No passado fim-de-semana, a equipa avense que miilta na Série I na I Divisão de Honra da AFPORTO, empatou com a formação do Grupo D.C. Cohaemato a duas bolas (2-2), depois de ter estado a vencer por 2-0. O jogo foi disputado no Pavilhão do C.D. Aves. Na próxima jornada, os avenses deslocam-se à Sr. da Hora para defrontar o Barranha Sport Clube (jogo no Sábado ás 21H).
Contribuição de Miguel Angelo Pereira (foto e resultado)
Ligações:
AF PORTO - Calendário da Equipa
FUTSAL.COM.PT - Site com Informações regulares (resultados e classificações)
A ausência do central Sérgio Carvalho foi a nota de destaque no treino. Ainda não totalmente refeito de um toque sofrido no gémeo, durante o treino da véspera, o experiente central não trabalhou, mas tudo indica que será opção válida para domingo. Sérgio Carvalho é um dos indiscutíveis desta equipa e apenas falhou um jogo, à 2ªjornada, por cumprir castigo. Neca deverá ter, assim, todo o plantel à sua disposição, confirmado que foi o regresso aos trabalhos de Anilton Júnior.
quinta-feira, 19 de outubro de 2006
Rui Faria, com 25 anos, cumpriu parte da formação nas Aves depois de ter começado no V. Guimarães. No primeiro ano de sénior foi cedido ao Serzedelo, clube vizinho que na altura disputava a 3ª Divisão. A partir de então, integrou sempre o plantel do Aves.
Fonte: RECORD ("Rui Faria já renovou")
- Presidente esteve reunido com Hermínio Loureiro
- Treino Chuvoso
A muita chuva que caiu na manhã de ontem, na Vila das Aves, não abalou o trabalho do grupo comandado por Neca. Com a programação a ditar um treino intenso do ponto de vista físico, os jogadores do Aves deram o peito à chuva. O apronto foi exigente, ainda que diversificado e entremeado com exercícios com bola. Em certas fases do trabalho, os três guarda-redes do plantel estiveram entregues ao técnico Cândido. Neste momento apenas o defesa brasileiro Anilton Júnior inspira cuidados. Não treinou e está confinado a alguns exercícios de ginásio. Foi vítima de uma "pancada" no jogo com o Setúbal e está em dúvida para Coimbra. Tudo depende da evolução. O companheiro de sector, Sérgio Carvalho, deixou o relvado mais cedo, por ter levado um toque no exercício de circulação de bola, mas nada de preocupante. Esta tarde, a partir das 15h30, em Freamunde, diante da equipa local e em jogo-treino, o técnico Neca aferirá a estratégia para o jogo com a Académica.
Ligações:
OJOGO - "Dar o peito à chuva"
OJOGO - "Presidente levou preocupações à Liga"
quarta-feira, 18 de outubro de 2006
O guarda-redes Rui Faria foi ontem convidado a prorrogar o seu contrato com o Aves até ao final da próxima época, poucos dias depois de uma exibição comprometedora. O guardião esteve reunido com o presidente e ficou de dar hoje uma resposta. Ao longo desta semana, Joaquim Pereira deverá abordar outros jogadores no sentido de saber da sua disponibilidade para renovarem. Noutro plano, Anilton não treinou e Neca agendou para amanhã um jogo-treino em Freamunde.
Ligações:
RECORD - "Rui Faria convidado a renovar contrato"
Anilton Júnior foi mesmo a excepção, pelo que todos os outros jogadores avenses treinaram sem limitações, ainda que os titulares frente ao Setúbal tenham cumprido treino de regeneração física. A equipa da Vila das Aves volta a treinar esta manhã e amanhã à tarde, em Freamunde, em jogo-treino com a equipa local (o Freamunde), Neca aferirá a estratégia para o jogo de Coimbra.
terça-feira, 17 de outubro de 2006
Continuamos contigo, Rui!!!! FORÇA! Vais dar-nos as alegrias que nos deste o ano passado! Continuas a ser um grande guarda redes!
Ligações:
RECORD - "Rui Faria: "foi um dia infeliz""
ABOLA - Edição Online (ha um artigo relacionado)
segunda-feira, 16 de outubro de 2006
domingo, 15 de outubro de 2006
sexta-feira, 13 de outubro de 2006
O adversário, V. Setúbal, já trocou de treinador esta época e já foi eliminado da Taça UEFA, onde chegou por via da Taça de Portugal. O histórico clube sadino foi finalista vencido da Taça de Portugal de 2005/2006 e venceu a mesma competição em 2004/2005. Neste época, o Vitória ainda não marcou golos fora de casa (2 jogos, 2 derrotas, 0 golos marcados e 3 sofridos). Os 5 pontos amealhados foram todos conquistados no Estádio do Bonfim. Sandro, Hugo e Adalto estão fora da partida, e Julien e Binho.
Resultados do V.Setúbal:
(1) Setúbal 1-1 Académica
(2) Belenenses 2-0 Setúbal
(3) Setúbal 1-0 Boavista
(4) Nacional 1-0 Setúbal
(5) Setúbal 1-1 Paços
Data | Competição | Visitado | Visitante | |||
2004/03/28 | II Liga 2003/2004 | V.Setúbal | 1-3 | D. Aves | ||
2003/11/08 | II Liga 2003/2004 | D. Aves | 1-3 | V.Setúbal | ||
1985/08/01 | I Liga 1985/86 | D. Aves | 2-0 | V.Setúbal | ||
1985/08/01 | I Liga 1985/86 | V.Setúbal | 0-0 | D. Aves |

Se no primeiro treino da semana Sérgio Nunes e William regressaram sem limitações, ontem foi a vez de Hernâni ter trabalhado sem qualquer condicionalismo. Depois de ter cumprido um programa específico de trabalho, com o objectivo de gerir o esforço acumulado, o avançado está à disposição de Neca para depois de amanhã, o mesmo não sucedendo com Leandro, que continua a recuperar da lesão sofrida quando da recepção ao Sporting.
OJOGO - "Hernâni apto para os sadinos"
quinta-feira, 12 de outubro de 2006
O próximo reforço do Aves será apresentado em meados do mês de Novembro, provavelmente no dia 11, data em que o clube celebra 76 anos e encerra as comemorações das bodas de diamante. Não se trata de qualquer jogador, mas sim de um novo campo relvado.Concluída a primeira fase das obras no parque desportivo, que consistiu na preparação do terreno anexo ao pavilhão do clube, será agora semeada a relva, o que está previsto acontecer até ao final da semana. De acordo com as estimativas, o relvado deverá poder ser utilizado dentro de um mês.O campo de apoio, que não terá as medidas exigidas para jogos oficiais, servirá para os trabalhos da equipa sénior. O Aves aguarda agora por um orçamento para a instalação de torniquetes em todas as portas de acesso ao estádio.
Ligações:
RECORD - "Novo relvado em Novembro"
Continua a decorrer sob grande serenidade a preparação da equipa avense tendo como horizonte o jogo com o Setúbal, confirmando-se a recuperação da maioria dos jogadores com reservas no início da semana. Assim, depois de na véspera Sérgio Nunes e William terem treinado sem limitações, ontem apenas Hernâni e Leandro fizeram trabalho condicionado, ainda que só o segundo (quase) não reúna condições para jogar. A informação oficial veiculada é que muito dificilmente recuperará a tempo da recepção aos sadinos, cenário diametralmente oposto ao que se configura para Hernâni cujo treino limitado mais não é que uma gestão do esforço acumulado. Decorrente disto, na sessão aprazada para hoje à tarde pode muito bem acontecer que o internacional cabo-verdiano seja integrado sem restrições, continuando Leandro como único cliente do departamento médico.
Ligações:OJOGO - "Hernani em gestão de esforço"
terça-feira, 10 de outubro de 2006
Se não for de manhã, os internacionais cabo-verdianos Nené e Hernâni, médio-defensivo e avançado, respectivamente, voltam ao seio da equipa da parte da tarde, após uns dias ao serviço da selecção que representam e que se expressa também em português.
No tocante a condicionados, os centrais Sérgio Nunes e William e o ala Leandro ainda ontem estiveram no posto clínico do clube, a fim de cumprirem os respectivos tratamentos e programas específicos de reabilitação. Os defesas recuperam de pequenos toques que trouxeram da Luz, enquanto o extremo supera queixas do embate caseiro com o Sporting. Em princípio, todos devem reunir condições para começar a semana em pé de igualdade com os restantes companheiros e, desse modo, lutar por um lugar no próximo onze.
segunda-feira, 9 de outubro de 2006
Na época passada ninguém acreditava no Aves, mas o grupo de trabalho e a Direcção sempre acreditaram, e no último terço do campeonato arrancámos decididamente para a subida”. (bem visto...)
Aproveitando a paragem no campeonato, o Aves realizou esta semana dois jogos-treino em que Neca aproveitou para proporcionar tempo de competição aos atletas menos utilizados. Comentando a paragem da competição, o treinador avense adiantou: “Estas paragens existem e temos que as aproveitar para acertar agulhas. Temos dois jogadores na selecção de Cabo Verde e outros dois lesionados e aproveitamos para os recuperar. Os jogos particulares são bons para dar ritmo competitivo aos menos utilizados".
.
Neste campeonato, o clube da Vila das Aves anda afastado das vitórias, situação que, no entanto, não preocupa o treinador. “Temos os pontos (dois) que eram importantes. Vamos entrar numa fase longa de jogos em que nos vamos reencontrar com as vitórias. Vamos pontuar com regularidade, juntando os pontos às exibições", garantiu Neca. Refutando críticas relativamente à regularidade da sua equipa, Neca recordou que o Aves “pontuou onde era importante pontuar" e sublinhou que as derrotas aconteceram "frente a clubes que estão nas competições europeias, como Sporting, Braga e Benfica". O mais importante, continuou, foi ter saído "incólumes desses jogos". A explicação: "Incólumes, pois pedi aos jogadores que não vissem cartões vermelhos e eles conseguiram-no. Acredito muito nesta equipa, que considero regular”. O treinador desvalorizou a goleada sofrida na Luz, recorrendo aos golos adversários para analisar o comportamento da sua equipa. “O quarto golo do Benfica foi de livre directo, mas o 3-1, de penálti, é que deu tranquilidade ao Benfica. O importante, como disse atrás, é que saímos de três jogos sem cartões”. Sobre a postura da equipa, agressividade e competitividade, o treinador avense está satisfeito e deixa o aviso: “Jogadores que não tenham esse espírito de competição e de agressividade não cabem aqui. Estamos na 14ª posição, mas posso dizer com segurança que temos equipa e vamos ganhar o nosso campeonato sem precisarmos de mais jogadores. Na época passada ninguém acreditava no Aves, mas o grupo de trabalho e a Direcção sempre acreditaram, e no último terço do campeonato arrancámos decididamente para a subida”.
Ligações:
OJOGO - "Vamos ganhar o nosso campeonato"
domingo, 8 de outubro de 2006
RECORD - "Golpe de asa não salva"
ABOLA - "Derrota (1-2) com o Rio Ave"
Em termos gerais, não foi um bom ensaio para os avenses, porque o Rio Ave foi quase sempre superior, tendo exibido melhor qualidade futebolística. O único jogador do Desp. Aves que realmente criou perigo foi foi Xano, lançado por Neca na segunda parte do encontro. De resto, a equipa visitante teve sempre bastantes dificuldades para elaborar boas jogadas de ataque, aspecto que precisa de ser rectificado para a recepção ao V. Setúbal. n. p. f.